0 Eu x Eu


Certo dia estava estudando e me irritei por não entender de um mero assunto de Biologia. Depois comecei a enumerar os motivos por não ter passado ainda no vestibular. O ultimo motivo enumerado envolveu a minha falta de coragem em fazer sacrifícios pela realização deste sonho - que é passar no vestibular. Quando na verdade, o meu sedentarismo era o único motivo por não ter conseguido. 

Não demorou muito para eu começar a refletir sobre a culpa dos problemas da minha vida. 

Das vezes que chorei e culpei um carinha pelo relacionamento não ter dado certo. Dos momentos que eu me irritava com a minha mãe por ela passar o dia reclamando comigo. Das rinchas femininas. Das vezes que julguei algum amigo por ter "ido embora". Dos momentos que critiquei os valores impostos pela sociedade, quando não podia fazer algo que fosse de minha vontade. Foi quando percebi que as vezes traçamos guerras com as pessoas ou com situações corriqueiras, mas os reais conflitos da nossa vida são conosco. Vivenciamos as verdadeiras batalhas da vida, sem perceber. São as batalhas interiores. Sim, quando você discute com a pessoa que criticou a roupa que você estava usando, a culpa não é dela. É sua! Você se importou com a opinião dela. Sim, quando a sua mãe exagera (na sua concepção) nas reclamações, a culpa não é dela, pois não foi ela quem quebrou as normas domésticas para uma vida saudável. Quando você culpa o cara pelo namoro não ter valido a pena, a culpa foi sua por insistir em um relacionamento com alguém que não estava preparado ou que não gostava de você. Ou quando você julga uma pessoa por ter deixado de ser seu amigo, a culpa é sua que não entende algumas regras básicas da vida : 1 - o mundo não gira em torno do seu umbigo. 2- as pessoas tem vida própria. 3- as pessoas mudam. 4- nem tudo é para sempre, principalmente amizades.
Calma, não generalize tal reflexão, ao ponto de se sentir um monstro. A questão é ser realista. É aprender que a palavra chave para aproveitar esse "viagem no mundo louco" é : compreender. Quando você passa a se responsabilizar por tudo de ruim que acontece na sua vida, tudo fica mais fácil. Tudo bem que as vezes é inevitável se enganar com alguém. Mas o tal clichê de "só erra duas vezes quem quer" é verdadeiro. Nesse sentido, ao compreender que as lágrimas devem se transformar em atitudes sensatas, as reclamações podem ser poupadas se não cometer tantos erros, que a sua maneira de viver é você quem escolhe e não a sociedade, tudo fica mais fácil. Quando você passa a compreender que tudo acontece por um motivo que no final vai ser o melhor para você, as guerras subjetivas com pessoas alheias acabam. A batalha do euXeu, também acaba. Os problemas somem. A vida deixa de ser tão estagnada e a desesperança nos sonhos entram em extinção. Não demore ao fazer essa autocritica... afinal, "Quem vence alguém, é vencedor. Mas quem vence a si mesmo, é invencível!"

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
 

Copyright © 2012 Pitaco Pink! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger