1 Uso da maconha no Brasil : legalizar ou não?



Bem, primeiramente quero deixar claro que não sou usuária da Cannabis Sativa. Não sou mesmo! Quem me conhece sabe e não tenho para que mentir, até pelo fato de defender que as pessoas devem ser felizes da maneira que escolhem. A conhecida como "Maconha" está sendo alvo de protestos por ser uma droga ilícita em vários países. Devido a tais críticas, passei um bom tempo sendo contra a sua legalização,só sabendo que fazia mal a saúde; entretanto, acredito que antes de julgarmos alguém ou alguma coisa, devemos conhece-la primeiro. Então nesse meu artigo de opinião, vou argumentar por etapas todo esse questionamento e descriminalização da erva. 


Origem da "Maconha" :


A Cannabis Sativa, é uma planta herbácea (não me peça para explicar o que é a planta por que não sou bióloga) consumada primeiramente pelos chineses (devido a correria dos primeiros países industrializados, para tornarem-se superpotências), na fabricação de papel. Depois de um bom tempo, os chineses descobriram outras funções para a erva, como para artigos textêis e medicinal. No decorrer dos séculos, os arábes e africanos usaram a erva como alimento, fumo, medicina e etcs.



Criminalização e Proibição : 

Acredito que todas as pessoas que tiveram aulas de história na vida, sabem que a hostilidade entre países e até mesmo continentes, divergências ideológicas e religiosas entre os habitantes de tais continentes, sempre ocorreu. Nesse sentido, a Cannabis Sativa começou a ser criminalizada por ser bastante consumida e usada em outros aspectos pela população ARÁBE, AFRICANA E CHINESA. Ou seja, conflitos imperialistas, intolerância religiosa, etnia e luta entre classes sociais entre continentes, resultou no preconceito sobre a população que "desfrutava" da erva na época. (Islamismo, Judaismo, Budismo, Cristianismo X Catolicismo)

Ainda assim, a erva era usada em medicamentos e industrias de tecido. Porém, em meio a pressão de catolicistas, foi proibido o uso do álcool nos EUA. (Perai, estamos falando de maconha, claro! Mas o álcool foi o estopim para o uso excessivo da maconha e o aparecimento dos prejuizos a saúde.) A lei seca de 1933, proibiu o consumo do álcool, mas não diminuiu a sua demanda. Muito pelo contrário! O tráfico intensificou e o vicio da maconha proliferou, devido a cafeterias venderem a maconha. Constatou-se que o uso excessivo da erva, trazia problemas psicológicos, como perda de memória e retardamento mental (E NÃO, ISSO NÃO É LEGAL, NÃO É NORMAL, POIS PODE TRAZER INTENSOS DISTURBIOS PSIQUICOS AO INDIVIDUO.)
Naquela época, a cocaína e o ópio (drogas fortes, pesquise para saber mais sobre elas) já eram alvos de preocupação frequente no governo mundial, na qual, um homem chamado 
Anslinger trazia discursos antimaconha também. Quando ele foi promovido a político responsável pela controlação de drogas nos EUA, proibiu o uso da maconha. 
Desde então, ocorrem protestos entre cidadãos e políticos, a favor ou contra a legalização da Cannabis Sativa. As afirmações são: ''A maconha não faz mal a saúde. A maconha em uso excessivo faz mal a saúde. A maconha aumenta o narcotráfico. A maconha legalizada aumentará a influência para novos usuários. " Porém, as mortes e a marginalização intensifica nos d
emais países que ainda não "bateram" o martelo para uma definitiva decisão sobre o assunto.
Consequências do uso ilegal da maconha:Sobre a maconha não matar, é verdade sim! Porém, se uma pessoa que usa diariamente ou em excesso incontrolável, não se importar de ter retardamentos mentais, ou ser um caso de novo óbito de câncer, tudo bem. Ou viver esquecendo de coisas importantes da vida, até chegar ao ponto de perder a memória, além de estar sujeito a consumir maconha misturada com substâncias químicas fortes, resultando em overdose, tudo bem! (Há boatos, que isso esta começando a ocorrer, devido a má indole no narcotráfico de não se importar em fazer o usuário acreditar que a erva é mais cara por que é melhor, é colhida limpa e coisas do tipo. Quando na verdade,  ele coloca restos de de crack e cocaína na plantinha! Por que o traficante está pouco se lixando para as consequências que isso vai trazer ao viciado. HÁ BOATOS, HÁ BOATOS, NADA COMPROVADO. Até por que não sou invisível para ir em uma preparação de venda de maconha e filmar para mostrar isso a todos.)
É provado que a maconha não mata e não destrói neurônios, 
dilata os vasos sangüíneos e, para compensar, acelera os batimentos cardíacos. Isso não oferece risco para a maioria dos usuários, mas a droga deve ser evitada por quem sofre do coração. Além de trazer redução aos espermatozóides, resultando em uma possivel esterilidade. :)

Diante disso, fica claro que a maconha não é uma erva inofensiva e traz pequenos, mas danos a saúde do usuário. Que deveria ter livre arbítrio para escolher o que fazer da sua vida e não sustentar traficantes.
 
Minha opinião sobre a legalização: 
Ahhh! Chegou a parte boa. Como vocês podem inferir na ultima frase da etapa anterior, SIM! SOU FAVOR A LEGALIZAÇÃO DA MACONHA :) Com condições, é claro. Pelos seguintes motivos : 

1 -  A proibição de algo, não erradica a demanda pelo mesmo. Muito pelo contrário! A demanda  se dissemina e aumenta em regiões de baixas classes sociais. Pelo fato de ali, nascer uma revolta contra o esteriótipos de etnia e aparência física, analfabetismo e pobreza. Consequentemente, a proibição da maconha é uma das drogas que intensifica o narcotráfico, violência, trabalho infantil entre outras mazelas sociais.. Ou seja, os cidadãos sustentam traficantes.

2 - Diminuição do tráfico de drogas.
"Ah, mas se legalizar o dinheiro vai para o governo e de todo jeito vamos ser roubados." Ai é que eu pergunto aos cidadãos que exclamam isso: Sim, podemos ser roubados por políticos corruptos, mas você prefere sustentar alguém que tirando a maconha, rouba ou mata pessoas inocentes? E você não parou para refletir, que ao preferir sustentar um traficante do que pagar impostos, você não tem o DIREITO de reclamar de qualquer erro em orgãos públicos?

3- Educação dos usuários.
"Ah, mas o Brasil não tem uma ética necessária para a legalização da maconha. A influência do uso, vai se disseminar ainda mais."

Ah então deixa eu ver se entendi: Então nunca vai poder legalizar, por que já foi aceito que o Brasil nunca vai ter uma educação suficiente para tal consumo. Isso não seria um escanteamento quanto ao progresso das necessidades da população local? Se as pessoas precisam de educação, por que o governo não pode intensificar as campanhas sobre os prejuízos provenientes da erva, a fim de atingir a reflexão dos usuários e eles poderem usar com consciência ou deixarem de usar. Não foi assim com o cigarro e o álcool?
Além de a influência estar sendo disseminada ilegalmente, por conta da revolta de adolescentes com a imposição de leis e não discussão eficaz sobre o assunto.

4 - Direito do cidadão de viver da maneira que quiser, mas se sentir acolhido pelo Estado.

Não estamos na Idade Média, onde existiam servos que trabalhavam para o clero, só por achar que tinha obrigação de sustentar alguém que se dizia "DEUS". Estamos na idade contemporânea, onde pagamos impostos e podemos cobrar por isso em outro aspectos. Além de vivermos em um país democrático (que na prática não é nada democrático, mas pq não ser em?? --' ) e podemos viver da maneira que quisermos, DESDE QUE NÃO FIRA OS DIREITOS HUMANOS. Se uma pessoa usa maconha, ela deve ter os motivos dela. Entretanto, muitas vezes as pessoas se escondem, justamente pela marginalização da maconha e acaba entrando para o mundo do tráfico. Quando na verdade, ela deveria ter livre acesso a psicólogos ou hospitais públicos para tratar de tal vicio e não ser P-R-E-S-O! Violência + violência = MUITA VIOLÊNCIA. O Estado deveria rever o conceito de muitas leis e além de intensificar campanhas de conscientização, acolher o cidadão que paga seus impostos. O dever do Estado não seria servir aos cidadãos? Mas ultimamente, só estão MANDANDO.

Condições da Legalização : 

Sou a favor a legalização da maconha com respeito a sociedade que não adere tal prática de consumo. Seria ferir os direitos humanos, algum indivíduo desrespeitar a religião de outro e ir fumar a maconha em frente a uma Igreja ( -.-' ). Ou seja, locais públicos deveriam ter áreas restritas aos usuários, como áreas de fumantes de cigarros. Comerciantes legais, serão aqueles que apresentarem alvarás atualizados para a venda. E seria proibida á menores de 18 anos :)


Esse país tem que deixar de aceitar o subdesenvolvimento e batalhar pela educação (conscientização de consumo de algo que faça mal a saúde. Na qual engloba além da maconha, medicamentos farmacêuticos, alimentos que trazem obesidade e diabetes e etcs) do seu povo. Batalhar pela erradicação dos crimes como o narcotráfico. Afinal, o país não é de todos? Então o uso da maconha não deve ser taxado como mazela social e sim como questão de saúde PÚBLICA. 

É isso gente! Desabafei e todos os dados fornecidos aqui nesse artigo, são de informações da própria midia, mas sabemos que são fatos. Beijinhos da L.

1 comentários:

jcmarques disse...

O uso de drogas, de forma inescrupulosa, inconsequente e narcisista, é demonstração máxima da fraqueza da mente e da falta de educação para a vida. Bem dizia Einstein: "Duas coisas são infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao Universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
 

Copyright © 2012 Pitaco Pink! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger